quinta-feira, 22 de julho de 2010

Macarrão ao creme de espinafre


Usei:

250g de macarrão
2 xícaras de folhas de espinafre cozido e escorrido
4 dentes de alho grandes amassados
1 caixinha de creme de leite (200g)
queijo parmesão ralado (embalagem de 50g)
1 pitada de noz moscada
Sal a gosto

Fiz assim:
 
Cozinhe o macarrão enquanto prepara o molho, pra isso você irá precisar daquela panela grande guardada no fundo do armário. Encha com bastante água (uns 2 1/2 litros, mais ou menos) e um fio de óleo para o macarrão não ficar "unidos venceremos" (grudados), pois quanto mais água tiver, mais o macarrão ficará soltinho. Deixe ferver a água e somente quando estiver borbulhando é que você vai pôr o sal, senão, a água demora a ferver. Quando a água borbulhar ponha o macarrão para cozinhar e deixe uns 7 minutos ou veja se está cozido a seu gosto. Coloque as folhas de espinafre para cozinhar na água ou no vapor. Quando estiverem murchas, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador com 1/2 xícara de água ou o sufiente para triturar. Faça dois refogados de alho com óleo ou manteiga, e use metade do alho para o molho e outra para o macarrão.
Molho: refogue o alho, acrescente o espinafre batido, aqueça e coloque o creme de leite e o queijo ralado, aqueça mais um pouco, mas não deixe ferver. Reserve.
Com o macarrão cozido, escorra a água e jogue água fria. O choque térmico interrompe o cozimento da massa.
Refogue o macarrão ao alho e óleo ou manteiga. Sirva ainda quente com o molho por cima da massa.

Dica: o espinafre conserva mais as suas vitaminas se cozido em vapor.
Você pode usar folhas de manjericão para ornamentar o prato.
 

2 comentários:

MariBoop disse...

Huuummmmmmmmmm!

Beth disse...

AAAiiii!!
Lembrei da comida da minha mãe!
Que saudade, era uma delicia e tinhamos que ouvir bronca para comer, criança reclama de tudo, aí fica velho e tem saudade! Ahahhahha!