quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Suflê de Chuchu: receita sem segredos




Olá, pessoas! Aiii que verrrgonha... esse é meu primeiro post e estou muito nervosa. Aqui pretendo deixar algumas das minhas receitas, bobagens, utilidades inúteis, coisas das quais eu gosto e gostaria de dividir com os novos amigos. As receitas já foram testadas pelas cobaias e por mim, Suzana Maria, a Brega. Uma versão baixa renda de Ana Maria Brega sem a produção Global. 
Umas das coisas que mais gosto é de comer! E pra isso aprendi a cozinhar cedo, mas, com muito custo. Vendo mamãe e minha irmã mais velha cozinhar, a bichinha aqui era preguiçosa, depois de muito arroz empapado e feijão queimado, saí do cardápio básico Não sei se cozinho bem, mas, ninguém nunca reclamou.
Esta receita de suflê é rápida, fácil e diferente de algumas que já vi, foi minha primeira receita de suflê. Encontrei na revista Receita Minuto, ela leva maionese na massa e fica uma delícia. Tem uns segredinhos para ficar boa de verdade, é claro, que vou desvendá-los todos aqui!

Ingredientes:

 4 ovos (claras e gemas separadas)
 1/2 xícara (chá) de maionese
 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
 1 xícara (chá) de leite
 1 e 1/2 xícara (chá) de chuchu cozido e picado
 50g de queijo parmesão ralado.

Como fazer:

1. Em um panela, coloque a farinha de trigo e a maionese. Dissolva bem a farinha de trigo na maionese, senão ela ficará cheio de blocos de farinha não dissolvidos (como dizem, "empelotar"), depois acrescente as gemas e o leite, mexendo sempre.
2. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar, e mesmo que crie "bolotas", continue mexendo até desfazê-las. Deixe esfriar.
3. Acrescente o queijo, o chuchu e as claras batidas em neve (batidas de preferência em uma batedeira).
4. Unte com margarina e farinha um recipiente refratário para suflê, coloque a massa para assar por cerca de 20 minutos.

Dicas: 

  • Evite abrir o forno muitas vezes para ver se está pronto. 
  • Sirva logo em seguida, porque a tendência do suflê é baixar. 
  • O chuchu pode ser substituído por vagem, brócolis, cenoura ou couve-flor.
  • Se for preparar para mais de quatro pessoas faça a receita em dobro.


 Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 30 minutos