quarta-feira, 4 de maio de 2011

Clássico: pavê de biscoito de maisena

Essa foto não é minha, mas da Andréia que postou lá no tudogostoso.com
Vocês lembram da dona Caca Antibes, mãe do Caco do Sai de Baixo? Toda vez que faço esta receita, eu lembro dela dizendo que "pavê não é sobremesa: "é só abrir um pacote de biscoito, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, camada, camada, camada. Tá feito o pavê!" Ela tem razão, no que diz a praticidade. Mas, dona Caca, dizer que pavê não é sobremesa, desculpe, mas, não concordo com a senhora. Tem que todo um jeito pra arrumar as camadas, compor o creme, é uma arte, é uma arte...

Dona Caca: "Eu não respeito, mulher que faz pavê!"
Vamos aos ingredientes?


Biscoitos:
 a quantidade de biscoitos, que usei foram 2 pacotes de biscoitos de maisena (gosto dos da Piraquê) para uma travessa de vidro oval mais ou menos com quatro dedos de altura e dois palmos de largura, não tenho a medida exata e pavê você vai fazendo no olhômetro, é natural para quem nunca fez, tem que ter uma noção das medidas, ok?


Para o Creme:
1 colher de chá de margarina
1 colher de chá de maisena
1 lata de leite condensado
  a mesma medida da lata de leite condensado, de leite
3 gemas

Calda para umidificar os biscoitos:
2 xícaras de chá de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó

Para a cobertura:
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
1 de creme de leite sem soro

Para o creme:
Em uma panela ponha a margarina para derreter em fogo baixo e em seguida acrescente o leite condensado com as gemas batidas, o leite e a maisena. Mexa até engrossar como um mingau. Deixe esfriar.

Calda:
Em outra panela coloque o leite e o chocolate em pó ao fogo até levantar fervura.

Montagem do pavê:
Em uma refratária espalhe os biscoitos forrando o fundo, fazendo camadas, molhando-os com o leite achocolatado. Coloque o creme, faça mais uma camada de biscoitos, molhe-os e mais uma camada de creme. Mais uma camada de biscoito e por último a cobertura. Que será preparada no final.

Cobertura:
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e o creme de leite sem soro delicadamente. Jogue em cima do pavê.

Deixe na geladeira por 4 horas antes de servir.


13 comentários:

Raquel Rivera Soldera disse...

Ô diliça!
Essa é a receita clássica da vovó! =)
Saudades!

Louise Trindade disse...

é pavê oi pácome? kkkk
essa é veeelha né?
Olha, tem sorteio lá no blog, participa...

Fábio Cezar disse...

Eu tô esperando o tal pavê, Maria Brega, tô esperando...

ana sales disse...

OLA ADOREI SEU BLOGG SE PODER SEGUIR MEU BLOGG E ESE AI:http://anaculinaria-rebelde.blogspot.com/ OBRIGADO

Min disse...

Que gostoso ,
Vou ver se aprendo a fazer essa!
Muito bom!

Andre disse...

Qual a quantidade de açucar?

Andre disse...

Qual a quantidade de biscoito?
Não gostei, vocês não colocam as quantidades corretas dos ingredientes!

Anônimo disse...

concordo com o Andre não é especifiacdo as quantidades ai fica difcíl...

Anônimo disse...

Quanto de bolacha de maisena???

Carol disse...

É sério que tem gente em dúvida sobre a quantidade de biscoito?

A quantidade de biscoito é: o que for necessário. Vai depender do tamanho da travessa que vocês tem em casa.... Mas que pergunta mais besta... Pelo nível da pergunta a gente já sabe como que vai ficar a sobremesa...

Substituir o biscoito maisena por Passatempo também fica bom!!

Sara disse...

Espero ter a oportunidade de experimentar essas coisas, em algum momento, mas eu preciso de alguma ajuda, porque eu não sou muito bom na cozinha, espero para comer em um a figueira rubaiyat

CAMYLINHA DE SOUSA disse...

Eu vou tentar fazer um pave pela primeira vez espero que fique gostoso.LObrigada
Alguém conseguiu fazer?

Daniel Besteti disse...

receita facil,simples e muito deliciosa, agora o comentario do andre kkkkk querer sabe a quantidade de bolacha kkk ta de piada né.