terça-feira, 2 de novembro de 2010

Biscoitinhos de sementes de abóbora


Eu aprendi na minha vida de pobreza que nada se perde, tudo se transforma. Realmente é difícil e às vezes complicado reaproveitar os alimentos com essa correria toda, mas, eu trouxe uma receita que vale a pena preparar e é ótima para regular o intestino e você não vai mais precisar ficar gastando mó grana com Activia, e derivados. você que tem problemas com aquela prisão de ventre chata, seu intestino vai agradecer muito.
A receita é uma biscoito preparado com uma farinha torrada de semente de abóbora, que vi no programa Globo Reporter há 5 anos. Depois de preparar aquela sopa de abóbora, quantas sementes não foram jogadas fora hein? Agora eu tô atrás de uma receita com as cascas! Rs!

Essa receita foi criada pela nutricionista Maria Cristina Freitas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O biscoitinho além de gostoso é saudável pacas. Nos laborátórios da Universidade descobriram que um dos alimentos mais ricos em fibra já pesquisados no Brasil é a semente de abóbora! Eles observaram que a farinha da semente de abóbora tem um teor maior de fibras do que o feijão, que a lentilha e o pão integral, em 100 gramas da sua composição. Olha só que bom?! Além de combater doenças do intestino.

O cheiro e o gosto lembram amendoim. O trabalho da professora Cristina foi transformar a semente de abóbora em farinha para enriquecer alimentos. É um bom substituto da farinha de trigo refinada, que é usada em bolos, pães e biscoitos.

Você vai precisar de:

♥ 5 xícaras de chá de farinha de semente de abóbora
♥ 01 ovo
♥ 12 colheres de sopa cheias de margarina
♥ 1 xícara e meia de chá de açúcar mascavo
♥ 1 xícara de chá de açúcar refinado
♥ 10 gotas de baunilha
♥ 1 colher de chá de bicarbonato
♥ 1 colher de chá de sal
♥ 2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo

Como prepara:

Selecionar sementes de abóbora, lavar em água corrente e secar ao natural. Depois, torrefar as sementes por 20 minutos em fogo brando (em panela) ou no forno (em assadeira) até dourar. Deixar esfriar, triturar (em liquidificador), peneirar e reservar. Bater o ovo com a margarina até formar um creme. Acrescentar a farinha de semente de abóbora e os demais ingredientes. Misturar até obter uma massa homogênea. Moldar os biscoitos, pode cortá-la com um copo e colocá-los em assadeira previamente untada. Assar por 15-20 minutos à 120ºC. Servir.

Rendimento: 1 quilo de massa rende 150 unidades.

Referência e fotos: Globo Reporter - Semente de abóbora

2 comentários:

Isabel Salvador disse...

que delicia de biscioitos,gostei bjokinhas

Unknown disse...

Suzana, eu adorei sua receita com aproveitamento da semente da abóbora.

Esses dias assei as sementes no forno e depois coloquei sal, ficou delícia!!

Beijos